Luan Diego Marques - Doctoralia.com.br

Mente ansiosa: como um ansioso pensa?


Nos últimos anos, os transtornos mentais cada vez mais têm chamado atenção da sociedade. Dentre eles, está a ansiedade que é um dos problemas que mais atrapalha as pessoas no mundo inteiro. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a ansiedade acomete cerca de 9,3% da população
Mas o que é ansiedade? Em resumo, o problema trata-se de uma condição marcada por níveis altos de medo e tensão irracional. Pessoas que possuem a mente ansiosa, têm preocupação com relação a problemas da vida desproporcionais ao perigo normal. 
Dessa forma, uma pessoa ansiosa leva suas atividades rotineiras de uma forma muito mais difícil. Quer saber mais sobre o assunto? Nesse artigo, você confere informações completas. Você saberá quando surgiu a ansiedade, quais os sintomas da ansiedade, se a ansiedade tem cura e muito mais. Confira!

Ansiedade na antiguidade – Quando surgiu a ansiedade?
ansiedade e o medo estão bem ligados. Eles são causados por uma ameaça que tem o intuito de proteger o organismo. Porém, eles são estados bem diferentes. O medo é algo acarretado por algo específico e imediato. Já a ansiedadeé um estado mental e corporal, espalhado no tempo. 
E desde os primórdios, a ansiedade existe. Ela surgiu ainda na época dos caçadores e coletores, quando havia chance de os inimigos atacarem constantemente. A ansiedade fez com que nossos antepassados buscassem abrigos contra predadores.
Além disso, nossos antepassados se uniram e se preveniram contra inimigos externos, antecipando assim, a procura por locais onde havia alimento.

Sintomas de ansiedade: saiba quando a ansiedade se torna um transtorno psíquico
Provavelmente, você já ouviu frases como “estou ansioso para a prova da semana que vem”. Frases assim explicam um pouco sobre os sinais da sensação de ansiedade. Não é sempre que as preocupações com acontecimentos futuros constituem um transtorno psíquico. 
Dentro da normalidade, é comum que fiquemos ansiosos em algum momento da nossa vida. Isso acontece porque estamos sempre refletindo sobre algum acontecimento passado e pensando no futuro. 
Porém, é preciso estar atento aos sintomas que indicam que a ansiedadepassou dos limites e pode estar gerando problemas para você. Um dos principais sinais é o medo irracional. Não é sempre que dá para identificar se o medo que você está sentido é patológico ou racional. Por isso, reflita um pouco sobre isso. 
Por exemplo, sentir medo de ser assaltado no meio da rua é algo normal. Agora, sentir medo por estar em um lugar comum, sem nenhum motivo aparente, pode ser um sinal de alerta. 
A preocupação em excesso também pode ser um sinal de que você tem problemas com a ansiedade. Um dos sintomas da ansiedade é colocar pressão demais sobre si mesmo ou buscar muito o perfeccionismo em determinadas situações. 
Sofrer por antecipação é outro sintoma da ansiedadebastante comum. Nessas ocasiões, a pessoa acaba antecipando vários cenários de uma situação que nem ocorreu ainda. 
Outros sintomas da ansiedade, são: 
·      Timidez ou bloqueio diante de situações sociais; 
·      Lembrança constante de situações embaraçosas ou traumáticas; 
·      Emoções negativas; 

Sintomas da ansiedade físicos 
ansiedade não se caracteriza apenas por sinais patológicos. Os sintomas físicos também estão presentes. Um deles é a insônia. Você pode perceber isso pela demora em dormir ou a qualidade ruim do seu sono. 
A tensão muscular e as dores também podem indicar que você tem uma mente ansiosa. É comum sentir tensão nos ombros, punhos e mandíbulas. O nervosismo também pode causar enjoos, dores na cabeça, na barriga ou no peito. 

Ansiedade tem cura? 
Se você se identificou com algum dos sintomas citados anteriormente, provavelmente está se perguntando se a ansiedade tem cura. Não se é possível perceber se a ansiedade tem curaou não. Ainda são necessários muitos estudos para que esse distúrbio possa ser compreendido por completo. 
Mas, podemos dizer que há tratamento para amenizar os sintomas da ansiedade. Um dos tratamentos é a psicoterapia. O período em que o paciente precise passar pela terapia, vai depender do grau do problema e das situações em que a ansiedade acontece. O psicólogo é a pessoa mais indicada para definir isso. 
Os remédios que serão utilizados e o período que o tratamento deve ser realizado também vai depender da gravidade do problema. Muitas vezes, apenas a terapia controla a ansiedade. Em outros casos, é preciso fazer administração de medicamentos. 
Os tratamentos possuem o intuito de diminuir os sintomas e preparar a pessoa para lidar melhor com sua mente ansiosa. Quando o tratamento é efetivo, as crises de ansiedade podem diminuir ou até desaparecem por completo.

Quais são os tipos de ansiedade mais comuns?
Apesar de falarmos de forma generalizada sobre o transtorno, a ansiedadepode aparecer de várias formas. Confira: 
Ansiedade generalizada 
Nesse tipo de ansiedade, a pessoa passa pelo problema sem ter uma razão específica. Quem possui esse tipo de ansiedade, não sabe distinguir o que a faz ter medo ou preocupação em excesso. 
Ansiedade social 
Nesse tipo de ansiedade, as causas do problema são as situações sociais. Assim, pessoas com ansiedade social ficam nervosas diante de multidões ou grupos pequenos. O problema também pode aparecer ao encontrar desconhecidos ou até familiares. 
Crise de ansiedade 
As crises de ansiedade aparecem em conjunto com os sintomas da ansiedadefísicos. A pessoa pode sentir dores no corpo, boca seca, vontade de vomitar, dores de barriga, agitação motora e suor frio. 
Ataques de ansiedade 
O ataque de ansiedadeocorre dentro da mente. A crise traz sintomas físicos, já os ataques fazem com que apareçam sintomas psicológicos. A preocupação em excesso acaba por gerar pensamentos negativos. 

O que fazer se eu achar que estou com ansiedade?
O primeiro passo é procurar um profissional adequado para que ele identifique o seu tipo de ansiedade e possa passar o tratamento adequado. Além disso, você também pode fazer alterações na sua rotina. 
Se alimentar bem e praticar atividades físicas são ótimas formas de combater a ansiedade. Por isso, separe sempre um tempo para que você faça atividades que te dão prazer, como ver um filme, ler um livro ou correr na praia. 
Isso faz com que você controle a ansiedade, ajuda você a viver melhor e ter uma boa qualidade de vida, gerando bem-estar emocional e físico. 


Espero que as informações do artigo tenham te ajudado a entender mais sobre a ansiedade. Se você se identificou com os sintomas, não deixe de preocupar orientação de um profissional. Até mais! 
Atendimento em Brasília e São Paulo
Marque sua consulta: (61) 982979090

Comentários

Postagens mais visitadas