Luan Diego Marques - Doctoralia.com.br

5 Sinais de quando procurar ajuda da Psiquiatria e Psicologia

Ao contrário do equívoco popular, você não precisa ser "louco", desesperado ou à beira de um colapso para ir ao psiquiatra ou psicólogo. Ao mesmo tempo,  o psiquiatra geralmente não é necessário para todo problema que a vida lhe traga, especialmente se você tiver um forte sistema de apoio de amigos e familiares. Então, como você saber quando é hora de ver um psiquiatra?

A maioria das pessoas pode se beneficiar da tratamento com médico psiquiatra ou psicólogo pelo menos em algum momento de suas vidas. Às vezes, os sinais são óbvios, mas em outras ocasiões, algo pode parecer um pouco estranho e você não consegue descobrir o que é. Então você se esforça, tentando sustentar sua vida ocupada até que se estabeleça que a vida se tornou incontrolável. Antes de chegar a este ponto, aqui estão cinco sinais de que você pode precisar de ajuda de um profissional:

# 1 Sentir-se triste, com raiva ou "não você mesmo".

A tristeza incontrolável, a raiva ou a desesperança podem ser sinais de um problema de saúde mental que pode melhorar com o tratamento. Se você está comendo ou dormindo mais ou menos do que o normal, se afastar da família e dos amigos, ou simplesmente se sentir "desligado", converse com alguém antes que surjam sérios problemas que afetem sua qualidade de vida. Se esses sentimentos aumentarem ao ponto de você questionar se vale a pena viver ou se tiver pensamentos de morte ou suicídio, procure ajuda imediatamente.

# 2 Abusando drogas, álcool, comida ou sexo para enfrentar

Quando você se volta para uma substância ou comportamento para ajudá-lo a se sentir melhor, suas habilidades de enfrentamento podem precisar de alguns ajustes. Se você se sente incapaz de controlar esses comportamentos ou não consegue parar, apesar das consequências negativas em sua vida, pode estar sofrendo de um comportamento viciante ou compulsivo que requer tratamento.

# 3 Você perdeu alguém ou algo importante para você.

O luto pode ser um processo longo e difícil de suportar sem o apoio de um especialista. Embora nem todos precisem de aconselhamento durante esses momentos, não há vergonha em precisar de uma pequena ajuda para superar a perda de um ente querido, um divórcio ou separação significativa ou a perda de um emprego, especialmente se você tiver sofrido várias perdas. um curto período de tempo.

# 4 Algo traumático aconteceu.

Se você tem um histórico de abuso, negligência ou outro trauma com o qual você não lidou completamente, ou se você se encontrar vítima de um crime ou acidente, doença crônica ou algum outro evento traumático, quanto mais cedo você falar com alguém, mais mais rápido você pode aprender maneiras saudáveis ​​de lidar.

# 5 Você não pode fazer as coisas que gosta de fazer.

Você parou de fazer as atividades de que normalmente gosta? Se sim, porque? Muitas pessoas acham que emoções e experiências dolorosas os impedem de sair, se divertir e conhecer novas pessoas. Esta é uma bandeira vermelha de que algo está errado em sua vida.



Embora a doença mental moderada possa exigir uma intervenção mais intensiva, muitas vezes medicamentosa,  a maioria das pessoas se beneficia de uma terapia orientada por objetivos de curto prazo para abordar um problema específico ou conflito interpessoal, sair de uma rotina ou tomar uma decisão importante na vida. A oportunidade de falar sem censura a um profissional imparcial sem medo de julgamento ou repercussão pode mudar a vida.

E aí, vamos viver com mais qualidade de vida?

Dr. Luan Diego Marques - Médico Psiquiatra

Comentários

Postagens mais visitadas